Sistema de Avaliação da Educação Básica

Escolas se preparam para avaliação estadual

Para conhecer mais de perto a rede pública fluminense, a Secretaria de Estado de Educação instituiu, em 2008, o Sistema de Avaliação da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro (Saerj). Este ano, as provas serão aplicadas nos dias 02 e 03 de dezembro.

Participarão alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e ainda o 4º ano do Curso Normal (Formação de Professores) e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 1.437 unidades da rede estadual. No dia 02, serão avaliados os estudantes do Ensino Fundamental e no dia 03, os do Ensino Médio.

Mais de um milhão de alunos, distribuídos em 34.732 turmas, terão seus conhecimentos e habilidades testados em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na leitura e resolução de problemas.

As turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio responderão ainda a um questionário investigativo sobre seu contexto social. Professores e diretores também preencherão o formulário de pesquisa.

Para valorizar os melhores colocados no Saerj, o governo estadual vai premiar com laptops 7.300 alunos. O "Dia D" do Prêmio Geração Futuro, aconteceu no dia 25 de setembro, com a presença do governador Sérgio Cabral e a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, quando foram anunciados os contemplados.

A distribuição será para os mil melhores colocados de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), mil para cada etapa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) e 300 para o 4º ano do Curso Normal (segmento com menor número de matrículas). A premiação está prevista para acontecer no início do ano letivo de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário