VOZ


BOAS DICAS-“Em primeiro lugar é preciso mudar o ritmo de vida. Fazer pelo menos uma refeição com calma por dia, aproveitar os momentos de lazer e apreciar as coisas bonitas soltando um gostoso supiro".Se os profissionais de voz precisam de treinamento especial, aa pessoas de um modo geral, também podem tomar alguns cuidados. Marília aconselha exercícios periódicos de alongamento para relaxar a musculatura do pescoço, dos ombros e da coluna.“Quando você está tensa, não consegue abrir e projetar a música e maleabilidade da voz.” -Outra dica é não falar à exaustão “Uma professora por exemplo, não deve ultrapassar 40/aulas por semana. Se precisar complementar o salário, escolha um cargo administrativo.-O melhor conselho para quem mora em lugares frios é evitar conversar na rua e usar roupas que agasalhem o pescoço e o peito. Em ambientes muito refrigerados é necessário ainda, coordenar a respiração e falar devagar “Nunca é bom respirar exageradamente pela boca, porque entra ar demais. Além de se sentir tonto corre-se o risco de ficar rouco. A respiração pelo nariz é mais natural, filtra o ar e protege as cordas vocais. -Tomar água fresca e aprender a saborear um sorvete - e até mesmo um chopinho - antes engolir é uma regra importantíssima para uma boa voz. “Qualquer choque térmico, seja o café quente ou a bebida ultragelada, faz mal.” lembra a fonoaudióloga .-Segundo Marília Costa bebidas alcoólicas não afetam as cordas vocais ”Mas quem bebe demais fica com a articulação alterada e a voz pastosa”.-A fonoaudióloga também não faz grandes restrições à alimentação. “Se você trabalha com a voz o dia inteiro, o ideal é comer algo leve no almoço, para não encher o estômago e afetar a coordenação fonorespiratória.” -O maior inimigo da voz na opinião de Marília é o cigarro “A mulher que fuma muda de voz (vai ficando rouca e grave) porque a nicotina forma uma espécie de capa na corda vocal.”


IMPOSTAÇÃO
O conceito de impostação de voz mudou bastante nas últimas décadas deixando para trás aquela coisa empolada, para se tornar mais natural. “Até os cantores se transformaram” lembra Marília Costa. Ela explica que o mais importante é transmitir a imagem do que estamos falando. “É fundamental encarar o interlocutor. Com o olhar você mede o espaço e sabe em que ponto colocará a voz. Ela será mais firme e além disso, mostrará segurança.”O timbre é uma espécie de identidade da voz que depende da configuração física,do tamanho e o número de vibrações da corda vocal, do tamanho das caixas toráxica e craniana.Segundo Marília - que selecionou milhares de vozes em 12 anos em que trabalha para Centrais Telefônicas de grandes empresas - os timbres femininos mais graves são os mais bonitos. “O perigo é que qualquer ventinho deixa a pessoa rouca.” Já as vozes infantis em mulheres adultas, segundo a fonoaudióloga, podem ser normais, embora às vezes denotem problemas de insegurança e imaturidade.“De qualquer maneira o essencial é cada um se sentir bem com a sua voz. Acima de tudo para falar bem é necessário prestar atenção ao que se fala, quem fala demais diz bobagem e acaba sem voz.”(Rosa Pecorelli)





CUIDADOS COM A VOZ



Nossas cordas vocais (pregas vocais ) são músculos localizados na laringe, por onde só passa ar. Assim sendo seus maiores inimigos são o AR REFRIGERADO gelado e direcionado para você e o CIGARRO.Muitos fatores afetam também o bom desempenho de sua voz:Se você é um


PROFISSIONAL DE VOZ, FIQUE ATENTO:
1) Não fumar

2) Manter o pescoço e peito agasalhado quando no ar condicionado, ou ao ar livre em dias de frio

3) Saborear bebidas geladas

4) Beber água resfriada

5) Não falar ao ar livre em dias de frio

6) Utilizar receitas caseiras para manter e melhorar a voz

7) Manter o corpo relaxado e a mente tranqüila

8) Manter a calma. Evitar deixar a tensão ultrapassar o seu limite

9) Procurar fazer exercícios com prazer, você está aprimorando o seu instrumento de trabalho




CORDAS VOCAIS
Claudio Coelho



Estas foram as melhores explicações que li, sobre os cuidados com a voz que sempre recomendo aos profissionais que usam a VOZ como instrumento de trabalho. Foram recomendações do Otorrinolaringologista CLAUDIO COELHO, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e professor Universitário, publicadas na revista O GLOBO.Eis as Dicas :


1- Proteja-se contra súbitas mudanças de temperatura:elas podem desencadear crises de sinusite, rinite e faringite que afetarão a VOZ.


2- Ingerir bebida muito quente,sobretudo em dias muito frios, não é uma boa pedida. O choque térmico provoca descarga de muco e inchaço na região que produz a VOZ.


3- O doce hábito de tomar chocolate pode ser de amargar: ele aumenta a produção de muco e engrossa a saliva, o que prejudica e dificulta a colocação da VOZ.


4- Evite comidas pesadas: a digestão lenta dificulta a movimentação do diafragma, o músculo da respiração.


5- Álcool, cigarro e tempero forte são vilões para a VOZ. Já as proteínas fazem bem, pois aumentam o tônus muscular e Corda vocal é puro músculo!





0 comentários:

Postar um comentário